Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A união faz a Força!

Faz 6 anos que eu comecei a engordar de forma muito, muito rápida!

Lembro que do inicio de 2007 para inicio de 2008 foram praticamente 10 kg a mais e muito inchaço. Fui em vários médicos e nada!
Fiquei revoltada e cansada de tantos exames inconclusivos e edemas sem explicação. Larguei de mão e  o resultado foi um só - óbvio: Estou a beira de pesar 90 kilos!!!

Eu, 168 cm de altura, que até 2007 pesava 65 kg... 
Eu,  hoje, 2013, estou com 88,5 kg.


Porque demoramos tanto?


Hoje eu estava passando as fotos de Ano Novo, e vi aquela foto que acredito que todo gordo tem... A foto: "Essa aqui sou eu?" 
É a foto que a gente não se reconhece, tirada naquele ângulo que a gente não se vê ( ou não quer ver). 

A minha foi esta foto: 


Bem... Para muitos que sofrem de obesidade alta pode não parecer muito peso.
Já para muitas pessoas esbeltas que lutam para perder somente 3 ou 5 kg acharão que estou muito gorda!
Então o que importa é o que eu acho: 
 Eu me senti péssima vendo esta foto... :-(

O certo é a gente se gostar em uma foto. O certo é a gente se sentir bem (dentro da normalidade da saúde física e metal). 



Quanto mais gente Melhor...

Muitas lutas para alcançar uma meta se assemelham. 
Tem gente que fica possessa quando eu digo que um viciado em drogas, álcool, cigarro ou comida se assemelham! 

Para todos, o 1º passo da mudança é o reconhecimento do problema! Depois que se assume que a mudança depende de nós e que ela ocorre de dentro para fora, procurar um grupo ajuda muito e eu sei disso! Vou contar uma história: 


Ano passado venci uma luta: A luta contra o cigarro. 
No final de 2011 o Dr. Drauzio Varella, fez uma campanha no Fantástico. Mandei vídeo mas não fui agraciada em participar do grupo por ele orientado no programa. Porém tive a felicidade de participar de um 2º grupo controle
Eu tinha que gravar toda semana um vídeo falando das dificuldades e progressos  e enviar para produção. Também tinha os outros fumantes e trocávamos e-mail.


Eu já tinha tentado parar de Fumar antes, sem colocar metas reais, sozinha e sem exito. 
Por isso acredito que me comprometer com um grupo, falar nos vídeos e nas mensagens, foi o que realmente me ajudou a Concluir essa Meta de parar de fumar.

Eu fumava muito e foi gratificante quando eu ouvi as pessoas me dizendo espantadas que, não acreditavam que eu iria conseguir, mas eu consegui! Ouvir os Parabéns e tudo o que elas tem a dizer, me fez avaliar o quanto somos fortes!  

Hoje nem me lembro o quanto sofri. Somente me reeduquei e vivo assim, sem vontade, sem sofrimento. 
Então porque protelamos por tantos anos nossas Metas, ao invés de enfrenta-las e conseguir. Porque isso?



Riscos calculados = Autoconhecimento:  para não falhar!

A gente não pode menosprezar a nossa força, mas também não podemos nos iludir sobre nossos limites e não atingir a meta por pura desilusão.

Temos que ter consciência das nossas limitações, do lado fraco, do lado forte, do nosso dia-a-dia... Mas não é para criar Desculpas não, heim! É para Ganharmos a Luta. Para Chegar até o Final.

Quem acha que pode viver 1 mês com alface, sendo saudável e ainda por cima manter o peso quando voltar a alimentação normal, é o tipo de pessoa que não chega ao final da meta, e decepciona consigo mesma e de-sis-te. "Se não for rápido/se não for do meu jeito, não será!" Ai fica anos e anos repetindo o mesmo erro e fracassando da mesma forma!

Se você tentou Dez vezes e não conseguiu sabe o que isso significa?
Que na Décima primeira tentativa, você estará mais experiente, sabe onde errou e Vai conseguir!!!

Por isso, resolvi não fazer dietas drásticas em 2012, conhecia os limites da minha ansiedade: Ou eu parava de fumar, ou "parava" de comer. As duas lutas juntas eu entraria em colapso nervoso e provavelmente não teria me mantido sem fumar. 




A União Traz a Força!

Hoje, dia 02/01/2013 tive a ideia deste blog... Que aqui pudesse conhecer pessoas e ver opiniões que possam ajudar a mim e aos outros. 


Quando fazemos parte de um grupo, nos comprometemos mais e ouvimos opiniões de outras pessoas. Isso ajuda! Somos seres sociais e adoro a ideia dos grupos que se apoiam!
Foi o que me ajudou a parar de fumar sem tomar remédios, nem nada. O que me ajudou foram as dicas que ouvi, a força de vontade, o apoio e a consciência e respeito a minha fraqueza!

Este ano desejo parar de comer tanto ou errado, pela simples educação emocional e alimentar... Sem formulas mágicas!

Se eu não fizer isso, neste mesmo dia de 2014, aos meus 34 anos, eu terei  duas opções:
Ou estarei aqui feliz com meus 65 kg em média.
Ou estarei longe daqui, com meus quase 100 kg, deixando a vida me levar sem reação, para um futuro que eu não desejo!

Nada cai do céu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode Comentar: